Instituto ATÁ e a Cooperativa Central do Cerrado convidam para o lançamento da linha de produtos ecossociais Kalunga no próximo sábado, 13 de abril em São Paulo.

O lançamento é uma das etapas da execução do Projeto Baunilha do Cerrado do Instituto Ata que desenvolve processos de cultivo, pesquisa e aplicações culinárias para a Baunilha do Cerrado que integra o bioma Cerrado onde está localizado o território quilombola dos Kalunga.

Desde de 2004 este projeto é desenvolvido na região com famílias que aceitaram compor essa equipe de reconhecimento e difusão de alimentos tradicionais da região. Famílias do Vão de Almas, uma das comunidades do maior quilombo da América Latina, participam da iniciativa cultivando a orquídea silvestre que dá origem à fava da baunilha.

Com o objetivo de contribuir no desenvolvimento local desta localidade e reconhecendo a baunilha como um produto de alto valor agregado para a gastronomia, o fortalecimento das cadeias de produção, escoamento e comercialização revelam-se importantes oportunidades de transformação social e popularização de alimentos da sociobiodiversidade do Cerrado.

Neste sábado, a partir das 11 horas da manhã no BOX  29 – Central do Cerrado no Mercado Municipal de Pinheiro, venha conhecer os produtos ecossociais produzidos pelas famílias do Vão de Almas, Quilombo Kalunga, no estado de Goiás, Brasil.

Representantes das famílias Kalunga estarão cozinhando juntamente com o chef de cozinha Raul Godoy.

Serão lançados 6 produtos

 

Farinha de Mandioca

2 variedades de Arroz de Pilão

Farinha de Mesocarpo de coco babagú

Gergelim

Pimenta de Macaco

Todos os produtos serão comercializados nos pontos de vendas da Central e parceiros. Em breve serão publicados os locais em que os produtos estarão disponíveis. Venha fortalecer essa rede cidadã agroalimentar que oportuniza janelas de transformação social e promoção à saúde humana e ambiental no campo e na cidade!

SERVIÇO

Degustação + Lançamento Produtos Ecossociais Kalunga no Mercado Municipal de Pinheiros, São Paulo.

DATA: 13.abril – sábado
HORÁRIO: das 11h às 16h
LOCAL: Rua Pedro Cristi, 89 – BOX 28
Mercado Municipal de Pinheiros

Para mais informações acompanhe as atualizações no link do evento.

 

Foto e texto: Bruna de Oliveira

Publicação realizada para a Cooperativas de produtos ecossociais Central do Cerrado