61 9 81837389 oi.crioula@gmail.com

Por Kellen Vieira

A natureza é construtora de tudo aquilo que utilizamos, desde o alimento, até os utensílios, tudo vem de recursos que a terra proporciona e nós utilizamos. Uma das relações mais antigas que temos com as criações de instrumentos e mecanismos são os cosméticos.

Historicamente, a utilização de plantas e minerais com finalidades cosméticas era muito presente no Egito antigo, onde já existia a cultura de pessoas que  se pintavam e se tatuavam. Estudos sobre esse período relacionam a utilização de argilas para a higiene básica. Inclusive, há registros de muitos faraós que eram enterrados junto de seus diversos bens pessoais, que incluíam cosméticos.

O conceito, produção, uso, abrangência e importância dos cosméticos mudou muito desde os antigos Egípcios. Atualmente, é muito comum associar os cosméticos à recente “revolução da beleza”, que abrange desde tratamentos para resolver problemas dermatológicos (como a acne e alergias) e chega até a problemas mais subjetivos como as rugas, manchas, celulites e demais preocupações estéticas, que hoje estão diretamente relacionadas à indústria da beleza.

No entanto, para  além da manutenção da vaidade humana, os cosméticos estão presentes no nosso dia a dia em itens de higiene para cuidados básicos como: xampu, condicionador, sabonete, creme dental, desodorantes e hidratantes corporais – coisas que utilizamos todos os dias e que praticamente não nos damos conta que também fazem parte dessa indústria.

Os cosméticos compõem uma das maiores indústrias mundiais, com um mercado em constante evolução e crescimento, sendo majoritariamente composta por grandes empresas que fazem parte um modelo comercial ultra capitalista, com produções em larga escala, utilizando de aditivos químicos derivados de petróleo, conservantes e outros elementos que podem ser considerados tóxicos e nocivos tanto para os seres humanos quanto para o meio ambiente. 

Quando falamos de produção em larga escala de qualquer indústria, podemos deduzir que o mercado conta com a participação da monocultura e do agronegócio. E na indústria dos cosméticos isso não é diferente. A extração de matérias primas naturais, nestes casos de produção em escala industrial  é feita com materiais de origem vegetal, animal e mineral, com a adição de insumos sintéticos, muitas vezes criados, e ou, e melhorados em laboratórios.

Para além da problemática da composição de muitos destes produtos, os cosméticos também estão ligados à utilização de animais em testes de eficiência e segurança, para evitar possíveis reações adversas indesejadas. Essa prática carrega uma grande discussão no mundo todo, com o questionamento da necessidade de infringir dor e sofrimento em animais para a fabricação de produtos, considerados supérfulos por muitas pessoas.

  

Recentemente o mundo virtual teve discussões mais afloradas sobre o tema com o vídeo viral “salve o Ralph” que repercutiu no mundo inteiro!

Assista ao vídeo:

Em resposta a esse modelo de produção, se faz necessário olhar para o passado e resgatar as origens de extração, produção e uso dos cosméticos utilizados por tantas culturas diferentes. É a partir desta necessidade que se popularizaram os cosméticos naturais.

Podemos considerar como “produto de beleza” natural desde aquele óleo de coco que a gente aprendeu com nossa avó a passar no cabelo, até produtos artesanais, ou industrializados, com formulações complexas para assuntos específicos – afinal, muito já foi conquistado na indústria dos cosméticos.

Como o nome já indica, os cosméticos naturais, especialmente os que são certificados pelo selo Ecocert, vêm com a proposta de relacionar produtos com matérias primas diretamente extraídas da natureza para os cuidados diários e sem sofrimento animal. Sendo assim, os cosméticos naturais trazem a utilidade de produtos que já conhecemos e utilizamos, somados à vantagem de ter uma origem menos nociva às pessoas e ao meio ambiente.

Nesses anos de Crioula, para além da alimentação, fizemos parcerias com empresas, idealizadas e coordenadas por mulheres maravilhosas, que conversam com a nossa forma de ver o mundo e compactuam com a nossa revolução gentil. 

A alimentação é um caminho dentre vários que podemos abraçar nessa caminhada do cuidado com o planeta com as pessoas, por isso nos juntamos a parceiros como a Eterea | Cosmética Natural e a Anne’s | Ateliê de Cosméticos Naturais, que têm como proposta a utilização de ingredientes naturais para a elaboração de produtos, com fórmulas gentis que não agridem nem o meio ambiente e nem as pessoas que as utilizam.

Produtos da Eterea:

Produtos da Anne’s:

Convidamos a todes que nos acompanham a conhecer esse novo olhar sobre os cosméticos, pois o uso destes itens está diretamente ligado à beleza e ao autocuidado. Apesar desses conceitos serem centrados em indivíduos, não podemos nunca desassociar a pessoa de seu meio. Tendo isso em mente, nada mais coerente do que associar o cuidado do meio ambiente ao auto cuidado, afinal coexistimos com a natureza, fazendo parte dela, ela cuidando de nós e nós cuidando dela.

Fontes:

PCC Group | Matérias-primas para a produção de cosméticos naturais
https://www.products.pcc.eu/pt/blog/materias-primas-para-a-producao-de-cosmeticos-naturais/#:~:text=Ingredientes%20de%20origem%20animal%20podem,ou%20%C3%A0%20vida%20dos%20animais%20.&text=Al%C3%A9m%20de%20mat%C3%A9rias%2Dprimas%20de,mar%20(por%20exemplo%2C%20algas)

Cosmetic Innovation | Crescimento dos cosméticos naturais, orgânicos, veganos e éticos é tendência irreversível
https://cosmeticinnovation.com.br/crescimento-dos-cosmeticos-naturais-organicos-veganos-e-eticos-e-tendencia-irreversivel/

Chemax | A Famosa Matéria-Prima para os Cosméticos
https://www.chemax.com.br/materia-prima-cosmeticos#:~:text=A%20mat%C3%A9ria%2Dprima%20para%20cosm%C3%A9ticos,amaciantes%2C%20entre%20outras%20subst%C3%A2ncias%20qu%C3%ADmicas.

UFSM Agronomia | Conheça a relação entre a agricultura e a indústria de cosméticos
https://www.ufsm.br/pet/agronomia/2021/06/29/conheca-a-relacao-entre-a-agricultura-e-a-industria-de-cosmeticos/#:~:text=Conhe%C3%A7a%20a%20rela%C3%A7%C3%A3o%20entre%20a%20agricultura%20e%20a%20ind%C3%BAstria%20de%20cosm%C3%A9ticos,-Copiar%20para%20%C3%A1rea&text=Entre%20eles%2C%20destacam%2Dse%20os,por%20diversas%20empresas%20de%20cosm%C3%A9ticos.

Conselho Regional de Química | História dos Cosméticos
https://www.crq4.org.br/historiadoscosmeticosquimicaviva#:~:text=Os%20cosm%C3%A9ticos%20n%C3%A3o%20apenas%20cobrem,cremes%20espec%C3%ADficos%2C%20e%20bastante%20caros.

Namu Portal | Tudo o que você precisa saber sobre cosméticos naturais
https://namu.com.br/portal/estetica/corpo-e-pele/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cosmeticos-naturais/

Forbes | Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo
https://forbes.com.br/principal/2020/07/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-beleza-e-cuidados-pessoais-do-mundo/